Tríplice Viral
A vacina tríplice viral, também conhecida como “triviral” é uma vacina subcutânea que atua na prevenção do sarampo, caxumba e rubéola.

Quais doenças ela previne?
Sarampo, caxumba, rubéola.

Onde pode ser encontrada?
Pode ser encontrada na DBA, com atendimento domiciliar, e nas clínicas privadas de vacinação.

Indicação
É indicada para crianças, adolescentes e adultos. A vacinação da tríplice viral é indicada como rotina a partir dos 6 meses de idade.

Possíveis reações da vacina Tríplice Viral
Reações muito comuns: vermelhidão no local da injeção, febre maior ou igual a 37,5°C.
Reações comuns: infecção do trato respiratório superior, rash cutâneo (erupção na pele), dor e edema no local da injeção, febre acima de 39,5°C, erupções cutâneas similares àquelas provocadas pelo sarampo.
Reações incomuns: otite média, aumento ou surgimento de gânglios próximos à região do local da vacinação (linfadenopatia), falta de apetite, nervosismo, choro anormal (em crianças), insônia, conjuntivite, bronquite, tosse, aumento da glândula parótida, diarreia, vômito.
Reações raras: dor de garganta, mal-estar, náusea, diarreia, vômito, reações alérgicas, convulsões febris. Em geral, a frequência das reações adversas da primeira dose da vacina é similar à da segunda dose. A exceção é dor no local da injeção, comum após a primeira dose e muito comum após a segunda.
Contraindicações da vacina Tríplice Viral
A vacina Tríplice Viral é contraindicada para pessoas com baixa imunidade em consequência de doença ou uso de medicamentos, história de anafilaxia após aplicação de dose anterior da vacina ou a algum componente e gestantes. A maior parte das crianças com histórico de reação anafilática a ovo não tem reações à vacina Tríplice Viral. Ainda que a reação ao ovo seja intensa, não existe contraindicação ao uso da vacina. Porém, é prudente que a aplicação seja realizada em ambientes hospitalares.