Rotavírus
A Vacina Rotavírus Pentavalente combate infecções gastrointestinais causadas pelo Rotavírus, uma das principais causas de diarreia grave entre as crianças.

Quais doenças ela previne?
Diarreia causada por Rotavírus.

Onde pode ser encontrada?
Pode ser encontrada na DBA, com atendimento domiciliar, e nas clínicas privadas de vacinação.

Indicação
É indicada para bebês de 6 semanas a 7 meses e 29 dias.

Possíveis reações da vacina Rotavírus
Reações muito comuns: febre, vômito, diarreia, irritabilidade.
Reações comuns: otite, faringite.
Reações raras: broncoespasmo, invaginação intestinal. De acordo com estudos científicos, a quantidade de casos de invaginação pós-vacinação é muito próxima da quantidade esperada em crianças não vacinadas, o que demonstra que o risco oferecido pela vacina é muito pequeno. Além disso, a ocorrência é muito menor que o risco de hospitalização ou óbito decorrente de gastroenterite causada pelo Rotavírus.
Contraindicações da vacina Rotavírus
A Vacina Rotavírus Pentavalente é contraindicada para bebês fora da faixa etária indicada (6 semanas a 7 meses e 29 dias); com deficiências imunológicas por doença ou uso de medicamentos que causam imunodepressão (diminuição em grau variável da resposta imunológica); com alergia grave (urticária disseminada, dificuldade respiratória e choque anafilático) provocada por algum dos elementos da vacina ou por dose antecedente da mesma; e com doença do aparelho gastrintestinal ou história prévia de invaginação intestinal.