top of page

Hexavalente

A Vacina Hexavalente acelular é uma vacina sêxtupla que inclui a Tríplice Bacteriana acelular (DTPa), a Poliomielite inativada (VIP), a Hepatite B (HB) e a Haemophilus influenzae do tipo B (Hib): DTPa-VIP-HB/Hib.

Sintoma

Quais doenças ela previne?

Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite por Haemophilus influenzae do tipo B, Poliomielite e Hepatite B.

Clínica

Onde pode ser encontrada?

Pode ser encontrada na DBA, com atendimento domiciliar, e nas clínicas privadas de vacinação. 

Indicado

Indicação

Crianças a partir de 2 meses até 7 anos de idade, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações.

doctor-vaccinating-patient-clinic.jpg

Possíveis reações da vacina Hexavalente

Reações muito comuns: perda de apetite, irritabilidade, choro anormal e inquietação (em crianças), dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação, febre maior ou igual a 38º C, cansaço.

Reações comuns: nervosismo, vômito, diarreia,coceira, febre acima de 39,5°C, endurecimento no local da injeção.

Reações incomuns: infecção do trato respiratório superior, sonolência, tosse, edema difuso do membro onde foi feita a injeção, algumas vezes envolvendo a articulação adjacente (reação de Arthus).

Reações raras: vermelhidão generalizada da pele (rash), reações alérgicas mais graves, bronquite, convulsões (com ou sem febre), dermatite, urticária,  episódio hipotônico-hiporresponsivo (reação geralmente precedida por irritabilidade e caracterizada por palidez, perda do tônus muscular e perda da consciência. Apesar de angustiante, melhora sem deixar sequelas e não possui tendência a repetição em próximas doses).

Contraindicações da vacina Hexavalente

Ela é contraindicada para crianças a partir de 7 anos; crianças que apresentaram encefalopatia na semana seguinte à aplicação de vacina contendo componente pertussis e crianças que apresentaram anafilaxia a qualquer componente da vacina.

bottom of page