top of page

Febre Amarela

A Vacina contra Febre Amarela protege contra a doença infecciosa transmitida por mosquitos vetores em locais rurais e urbanos, muito comum nas regiões tropicais da América do Sul e África. Não à toa, a vacina contra a febre amarela é obrigatória para quem pretende viajar para essas regiões.

Sintoma

Quais doenças ela previne?

Febre Amarela.

Clínica

Onde pode ser encontrada?

Pode ser encontrada na DBA, com atendimento domiciliar, e nas clínicas privadas de vacinação. 

Indicado

Indicação

Pessoas a partir dos 9 meses de idade. Dose de reforço aos 4 anos de idade. 

doctor-vaccinating-patient-clinic.jpg

Possíveis reações da vacina da Febre Amarela

Reações muito comuns: dor e sensibilidade no local da injeção, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, febre, irritabilidade, sonolência.

Reações comuns: hematoma, vermelhidão, inchaço e endurecimento no local da injeção, dor nas articulações, náusea, erupções cutâneas, perda de apetite.

Reações incomuns: tontura, dor abdominal, coceira.

Reações raras: diarreia, rinite.

Reações muito raras: anafilaxia, doença neurológica como encefalite e meningite, principalmente quando se trata de primeira dose e em idosos, doenças em órgãos-alvo.

Contraindicações da vacina da Febre Amarela

A vacina contra Febre Amarela é contraindicada para crianças abaixo de 6 meses de idade. Além disso, ela também é contraindicada para gestantes, a princípio, mas a administração deve ser analisada conforme grau de risco, por exemplo, quando há surtos da doença. Outras contraindicações da vacina, são: mulheres que estejam amamentando bebês com menos de 6 meses. Se a vacinação não puder ser evitada, é indicada a suspensão do aleitamento materno por 10 dias. Antes de tomar a vacina, converse com o pediatra. Pessoas com imunodepressão grave por doença ou uso de medicação. Pessoas que tenham apresentado doença neurológica desmielinizante (doença do sistema nervoso) no período de seis semanas após a aplicação de dose anterior da vacina Febre Amarela. Pessoas com câncer. Pessoas com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica). Pessoas infectadas pelo HIV, sintomáticos e com imunossupressão grave comprovada por laboratório.

bottom of page