![Ocular [1]](https://static.wixstatic.com/media/cebf22_a790b9738c1e485f8012d9c4fb44b0ef~mv2.png/v1/fill/w_1400,h_500,al_c,q_90,enc_avif,quality_auto/cebf22_a790b9738c1e485f8012d9c4fb44b0ef~mv2.png)
Alergia Ocular
São reações alérgicas que acometem os olhos ou as pálpebras. As reações alérgicas são respostas exageradas do sistema imunológico (sistema de defesas do corpo) a uma determinada substância, que é chamada de alérgeno. Também pode ser denominada conjuntivite alérgica.
Quais os sintomas da Alergia Ocular?
Conjuntivite
Coceira
Ardência
Lacrimejamento
Fotofobia
Edema
As conjuntivites alérgicas podem ser causadas por reações de hipersensibilidade, geralmente estão associadas a outras doenças alérgicas como rinite (rinoconjuntivite), asma e dermatite atópica. Na maioria das vezes, as alergias são desencadeadas por alérgenos como os ácaros (poeira), pólens, pelos de animais como cão ou gato, alimentos como frutos do mar, medicamentos, cosméticos (maquiagens, perfumes, sabonetes, etc.) e diversas outras substâncias, como tintas, solventes, agrotóxicos, inseticidas e agentes irritantes como a poluição ou fumaça de cigarro.
Quais são os tipos de Alergia Ocular?
Sazonal
Geralmente associada à rinite ou asma
Ceratoconjuntivite Atópica
Associada à dermatite atópica
Conjuntivite Primaveril
Associada à vernal
Conjuntivite Papilar Gigante
Associada ao uso de lentes de contato
A conjuntivite atópica é a mais rara dos quatro tipos e pode acarretar severo dano ocular aos pacientes, os quais, frequentemente, têm acometimento cutâneo (dermatite), asma ou outras manifestações alérgicas. Além disso, portadores de conjuntivite atópica apresentam maior risco para o desenvolvimento de ceratocone e catarata.
O paciente deve ser avaliado conjuntamente por oftalmologista e alergista. O diagnóstico é feito pela história clínica, que em geral a pessoa é portadora de outras doenças alérgicas, como a rinite, e posteriormente são solicitados testes cutâneos para avaliar qual o alérgeno que está causando os sintomas, além de outros exames sanguíneos que podem colaborar para o diagnóstico. A alergia ocular ou conjuntivite alérgica pode se confundir com as formas bacterianas, que em geral não coçam, mas costumam se acompanhar de sensação de areia nos olhos, ardência ou dor. A secreção (tipo remela, branca ou amarelada) é mais comum e intensa na forma infecciosa, entretanto também pode ocorrer na alérgica.
A forma alérgica NÃO é contagiosa, ou seja, não passa de pessoa para pessoa, já a infecciosa, ao contrário, transmite facilmente entre as pessoas. A duração da infecciosa é curta, 1 a 2 semanas; já a forma alérgica, se não for tratada, pode durar muitas semanas, com consequências no olho pelo ato da coçadura.
![Ocular [2]](https://static.wixstatic.com/media/cebf22_44815eb88f394aa6b0f7580197130190~mv2.jpg/v1/fill/w_1400,h_500,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/cebf22_44815eb88f394aa6b0f7580197130190~mv2.jpg)
Qual o tratamento das Alergias Oculares?
O tratamento deve começar pelo afastamento dos fatores que estão provocando a alergia. Por isso, após o teste cutâneo podem ser identificados os agentes que
serão afastados no controle do ambiente.
Existem diversas formas de tratamento para as alergias oculares, como uso de colírios específicos e medicações sistêmicas. Assim, cada caso deverá ser avaliado individualmente, a fim de escolher o tratamento mais apropriado para o paciente. Consulte seu oftalmologista e seu alergista.